Pesquisadores - Página 2

Alunos Pesquisadores



Ana Rosa


Formação: Graduada em Direito pela UFJF-GV, Mestre e Doutoranda em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Políticos e Sociais da Universidade do Rio de Janeiro (IESP-UERJ).

Áreas de Atuação:No mestrado, desenvolveu pesquisa que congrega o estudo do Pensamento Político Brasileiro ao da História do Direito, voltada a analisar e caracterizar o judiciarismo no pensamento liberal de Rui Barbosa por meio estudo das ideias ruianas quanto ao papel e estrutura adequados ao Poder Judiciário na Primeira República. Foi bolsista Faperj Nota 10. No Doutorado, explora as interfaces entre Pensamento Político Brasileiro e Literatura, em pesquisa que investiga as ideias políticas de Machado de Assis pelo estudo de suas crônicas políticas, publicadas pelo autor na imprensa ao correr do Segundo Reinado e da Primeira República. Teoria Política; Pensamento Político Brasileiro; História do Direito; História Política do Brasil oitocentista; Brasil Império; Primeira República; Ideologias Políticas.


CV Lattes
E-mail: anaasilvar@gmail.com


Matheus Vitorino Machado


Formação: Doutorando e mestre em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ). Graduado em Interdisciplinar em Ciências Humanas (2015) e em Ciências Sociais (2018) pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Projeto de pesquisa: Realiza pesquisas nas áreas de Justiça de Transição, Teoria Política Contemporânea, Teoria Democrática e Representação Política.


CV Lattes
E-mail: vitorino.mvm@gmail.com


Guilherme Jesus Pires de Mello


Formação: É bacharel em Comunicação Social e Jornalismo pela Facha (2017) e mestrando em Ciência Política no Iesp-Uerj, sob orientação do Prof. Dr. Christian E. C. Lynch.

Projeto de pesquisa: Linha de pesquisa o estudo de Teoria Política e Pensamento Político Brasileiro.

Atuação acadêmica: Possui Especialização em Administração Pública pela FGV-Rio (2020) e, em Política e Sociedade, pelo Iesp-Uerj (2020). Além de pesquisador do Beemote, é assistente de pesquisa no projeto Manchetômetro do Lemep. Produziu as monografias: “Carlos Lacerda, um político no jornalismo” (2017); “O ‘deputado sem voto’: o ativismo político de Carlos Lacerda na Constituinte de 1946” (2020) e “Rio, cidade-capital: uma análise consequencialista da perda de ‘capitalidade’ como fator responsável pelo ‘esvaziamento’ econômico da cidade do Rio de Janeiro” (2020).


Academia.eduAcademia.edu
E-mail: guilhermemello@iesp.uerj.br


Angelo Remedio Neto


Formação: Mestre e Doutorando em Ciência Política pelo IESP/UERJ. No mestrado pesquisou o pensamento político do Partido Comunista do Brasil de 1928 a 1948 orientado pelo professor César Guimarães.

Projeto de pesquisa: No doutorado, agora sob orientação do professor Christian Lynch pesquisa a história do conceito de revolução no Brasil durante o Século XX.


CV Lattes
E-mail: angeloremedioneto@gmail.com

Cairo de Souza Barbora


Formação: Doutorando e mestre pelo programa de pós-graduação em História Social da Cultura da PUC-Rio. Licenciado e bacharel em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Projeto de pesquisa: Tem interesse nas áreas de História Intelectual, Teoria da História, Historiografia Brasileira e História do Brasil Republicano, com ênfase nos seguintes temas: cultura, literatura, modernidade, tradição, dialética, ensaio e temporalidade. Atualmente, pesquisa o pensamento social e político brasileiro, especialmente a obra de Antônio Candido.


E-mail: cairosbarbosa@gmail.com

Marina Rute de Aquino Marques Pacheco


Formação: Possui mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (FFCH-UFBA) e bacharelado em Ciências Sociais com ênfase em Ciência Política pela mesma instituição. Também é pesquisadora do Krisis-IESP (Grupo de pesquisa em Teoria Política).

Projeto de pesquisa: Atualmente desenvolve a pesquisa de doutoramento sobre Maquiavel no Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ).

Áreas de interesse: São retórica, figuras de linguagem, ação política e regimes políticos.


CV Lattes
E-mail: marinarutepacheco@gmail.com

Mateus Lôbo


Formação: Doutorando em Sociologia, Mestre em Ciência Política (2017), ambos pela Universidade de Brasília.

Áreas de atuação: Pesquisa de doutorado com foco na obra de Gilberto Freyre. Especificamente as análises do autor sobre relações de mando e conciliação; além dos efeitos políticos e sociais da Modernidade no Brasil. Áreas de interesse: História Econômica do Brasil, Identidades Nacionais, Interpretações do Brasil, Modernidade, Pensamento Político e Social Brasileiro.


CV Lattes
E-mail: mateuslobo@yahoo.com.br
 
 
X Encontro da ABCP, 2016 – Hotel Ouro Minas, Belo Horizonte
ACERVO