De 24 a 28 de outubro de 2016, no Hotel Glória de Caxambu, Minas Gerais, é realizado o 40º Encontro Anual da ANPOCS, que promove reflexões sobre democracia, sistema político, campanhas eleitorais, segurança pública, o papel da religião nas sociedades atuais, dentre outros temas.
A edição deste ano também comemora os 40 anos da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS); uma programação especial fará a retrospectiva histórica da entidade e de sua importância para o campo das Ciências Sociais.
Mais informações: http://www.anpocs.org/index.php/encontros/40o-encontro-anual-2016
Destaca-se no evento a participação do professor Christian Lynch em Mesa Redonda sobre a “Nova Direita”:
MR2 – A “nova direita” mostra a sua cara: origens, sujeitos e características.
Dia 27/10, quinta-feira, das 8h30 às 10h00, sala 4 – Anfiteatro Glória
O objetivo desta mesa é analisar o discurso da “nova direita” no Brasil, cuja emergência remonta aos protestos de junho de 2013 e, mais recentemente, ao acirramento político ocorrido na campanha de 2014. Entendemos que paulatinamente formou-se um discurso não somente oposicionista ao governo Dilma Rousseff, mas claramente de direita. Uma característica fundamental da “nova direita” é a sua composição heterogênea, visto que ela se articula desde movimentos sociais, como o MBL, passando pelos grandes meios de comunicação, associações empresariais, além de ser discursivamente sustentada por intelectuais com franco acesso midiático. Um dos propósitos centrais desta mesa é explorar essa diversidade, buscando fugir de respostas rápidas e de estereótipos construídos no calor do embate político hoje vigente no Brasil. Para além de enfocar a “nova direita”, a partir da sua firme condição oposicionista e de articuladora do pedido de impeachment do governo Dilma, nosso intento é fazer uma radiografia de suas origens, de suas posições políticas, econômicas, sociais, culturais, ideológicas, altamente complexas, tendo em vista a diversidade dos grupos e dos interesses envolvidos.
Coordenação: Daniel de Mendonça (UFPel)
Expositores: Cicero Araujo (USP), Christian Lynch (IESP-UERJ), Jorge Gomes de Souza Chaloub (IBMEC-Rio)